Escola Roberto Konishi
BERÇÁRIO BERÇÁRIO III MATERNAL INFANTIL I INFANTIL II FUNDAMENTAL Fale conosco
Escola Roberto Konishi
Entrevista com Patrícia Konishi R. da Silva (Diretora Pedagógica).
Nascimento do Berçário Escola Doce Começo...
Coordenadora desde 2000 do Berçário Escola Doce Começo, Patricia Konishi R. da Silva percebeu que seu sonho estava se tornando realidade quando comprou o Doce Começo em fevereiro de 2002.
Desde esta data ela e sua sócia Sizue Konishi estão à frente do Berçário.
E, foi então que nasceu o tão amado Berçário Escola Doce Começo que está sob nova direção há 6 anos.
ALS: O que é o Doce Começo para você?
Patrícia: Pensar no Doce Começo é pensar em pureza, magia. Sempre quis fazer do Doce Começo um segundo lar para os meus pequenos. Nos anos em que estudei, estagiei fui percebendo uma realidade triste. As escolas já não eram mais as mesmas. Os alunos já não eram mais conhecidos pelos seus nomes, vontades, diferenças, mas sim como números. Em um projeto da faculdade prometi a mim mesma que no dia em que pudesse abrir a minha própria escola, ela jamais seria assim.
Estar no Doce Começo é estar num mundo de sonhos... Alegria - descobertas - emoção - conhecimento são alguns dos sentimentos que consigo sentir a cada dia.
A criança é um ser único, que nesta primeira etapa da sua vida precisa de muito amor. É claro que no Doce Começo encontramos profissionais qualificados, com uma proposta pedagógica rica em conhecimento, porém o que exijo dos meus funcionários é a dedicação, o amor, a união com que devem manter com seus alunos. Preciso que meus pequenos sejam seguros, felizes, CRIANÇAS. Para que no futuro sejam felizes, conscientes dos seus atos.
A união com os pais é fundamental, por este motivo faço questão de me aproximar de todos. Às vezes brinco que sou "intrometida", mas preciso ser para entender melhor o meu aluno.
Conto com uma equipe feliz, atuante, e competente. Os funcionários estão conosco praticamente desde a nossa abertura. Faço questão que todos conheçam todos os alunos, que saibam o que gostam ou não gostam de comer, se tem medo dos trovões em dias de chuva, se aquele pedido de colinho é manha ou é sinal de uma febre que está por vir.
Conto com profissionais qualificados para que possamos ser os olhos atentos e amorosos dos pais. Fisioterapeuta - Psicóloga - Nutricionista - Fonoaudióloga são parceiras de nossa escola, pois só assim conseguimos que esta criança evolua com alegria.
O Doce Começo é um complemento do lar de todos que aqui estão, pois entendo que na correria do dia a dia os nossos filhos precisam entender que além de seus pais, de sua família tem um outro porto seguro, que é o Doce Começo.
É por isso que encontramos nos corredores, no parque, em salas de aula crianças felizes, independentes, seguras de seus atos, e completamente amorosas.
Tenho orgulho em dizer que fazer e ser parte do Doce Começo é fazer parte de uma escola que tem como base o amor, o respeito ao ser humano.
ALS: Você acredita que sua visão como pedagoga mudou após ser mãe?
Patrícia: Com certeza sim! O meu amor, dedicação pelos alunos, pela criança em si é claro que continuam o mesmo.
Na verdade o que mudou foi a visão geral das necessidades dos pais. Antes apenas como pedagoga recebia alguns questionamentos dos pais, e eles logo completavam. "Desculpe, isso é exagero de mãe."
Mas, ao me tornar mãe percebi que nada do que me foi questionado durante todos estes anos foram exageros de mães ou pais. É claro que temos pais mais acelerados, que querem apressar um pouco o amadurecimento, e desenvolvimento do filho. A estes sempre tenho uma conversa especial, pois temos que respeitar a maturidade emocional da criança.
Porém, outras preocupações das mães são hoje vistas por mim, de outras maneiras. E, por isso o contato fica ainda mais fácil, pois nos comunicamos na mesma linguagem... Entendi que linguagem de pai e mãe é uma linguagem universal. A de estarmos constantemente preocupados, zelosos por nossos filhos.
É por isso que digo com certa audácia. Os pais que ingressarem com seus filhos no Doce Começo poderão trabalhar seguros, tranqüilos de que estão sendo cuidados pelo complemento de suas famílias. A nossa preocupação além dos estudos, é com a saúde, bem estar das crianças. Sabemos que uma simples corrente de ar após um banho pode resfriar aquela criança. Por isso, em dias frios não nos envergonhamos, e nem nos cansamos em dar o banho nas crianças, cobri-las com uma manta, esperar o corpo voltar à temperatura normal para que voltem a brincar em suas salas. Não nos importamos em contar quantas colheres de comida aquela criança que precisa ganhar peso comeu. Exagero?
Acredito que toda mãe quando está frio pense em não dar o banho na escola, pois não sabe se cuidarão do mesmo modo do seu filho. Acredito que muitos pais e mães fiquem aflitos com a alimentação do filho.
Mas, no Doce Começo pensamos como se fossem nossos filhos. Por isso estes cuidados.
ALS: O que tem a dizer aos pais que buscam uma Escola de Educação Infantil?
Patrícia: Confesso que não é fácil. É o processo mais difícil e conflitante na vida de um ser humano. Deixar seu filho, seu bem maior em mãos de pessoas que você não conhece. Mas, o que posso garantir é que eu como mãe deixaria minha filha de olhos fechados no Doce Começo, pois sei que ali é diferente. Os pais que fizerem uma adaptação perceberão que falo a verdade. E é por isso que faço questão que todos os pais façam uma adaptação, pois não apenas para a criança é fundamental para que se sinta segura, mas principalmente aos pais para que acalmem seus corações.
Entendo que para bebês seja ainda mais difícil, pois ainda não falam não conseguem expor seus sentimentos. E, por isso o elo dos pais com as berçaristas é ainda maior. Até comidinha para experimentar antes do bebê começar a se alimentar, faço questão que seja enviada.
O Doce Começo pode ser pequenino em seu porte, mas conta com um trabalho pedagógico rico, estruturado, com projetos pedagógicos atuais, que fazem com as crianças pensem mais, que respeitem o próximo. Contamos ainda com o Sistema Anglo de Ensino, e com educadores atualizados.
Formamos nossos alunos com excelência que são só elogios no Ensino Fundamental. Mas, nada disso seria possível se não pudéssemos dar uma atenção personalizada a cada um, é por isso que conto com no máximo 12 alunos por turma.
O que posso prometer a quem busca uma escola de educação infantil é que no Doce Começo se sentirão em casa, com uma segunda família.
A todos que estão ou pensam em fazer parte da Família Doce Começo... Sejam Bem vindos com muito amor sempre!
Escola Roberto Konishi
  O COLÉGIO   SAIBA MAIS   
O Colégio
Berçário Doce Começo
Matrícula
Filosofia
Linha pedagógica
Objetivo
Entrevista
Depoimentos
Fotos
Berçário
Mini-Maternal
Infantil
Infantil II
Fundamental
Escola Roberto Konishi - Rua Amélia Correia Fontes Guimarães, 37 - Morumbi - São Paulo - SP